Plano de Gerenciamento de Resíduos
O que é?
Plano de Gerenciamento de Resíduos, consiste em um documento que descreve as ações necessárias para o correto manejo dos resíduos em qualquer atividade que haja produção, prezando sempre por uma análise da melhor forma de separação e disposição de cada uma das componentes descartáveis.
Por isso, apresenta três classificações, cada uma com suas especificidades de acordo ao tipo de resíduo gerado. São elas, PGRS, PGRSS e PGRCC.
PGRS
(Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos): Aplica-se obrigatoriamente a todas empresas que têm como serviço, a produção de resíduos industriais e que necessita consequentemente de um sistema personalizado de descarte.
-
PGRCC
PGRSS
(Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde): Aplica-se, exclusivamente a todas unidades de saúde, tanto animal, quanto humana. Sendo utilizado, por exemplo, em clínicas e hospitais. A Lei nº 12.305/2010, a Resolução da Anvisa Nº 306/2004 e a Resolução CONAMA nº 358/2005 são as normas legais que estão relacionadas ao Gerenciamento de Resíduos de Serviço De Saúde.
Aplica-se, exclusivamente, a todos serviços prestados que produzem resíduos relacionados à construção civil. O PGRCC é uma exigência da lei prevista pela resolução do Conama 307/2002 (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Além disso, é obrigatório para qualquer obra. Sendo assim o PGRCC também é um dos requisitos para obtenção de licenciamento ambiental, serviço também oferecido pela ESA Jr.
Benefícios/Vantagens
-
Controle de estoque e do financeiro;
-
Redução de Riscos Regulatórios;
-
Segurança e saúde da população;
-
Eficiência Operacional;
-
Melhoria na Imagem Corporativa;
-
Regularização ambiental.
Etapas
1 - Classificação dos Resíduos
2 - Levantamento de dados
3 - Gerenciamento do Resíduo Sólido
4 - Educação Ambiental
Como a ESA Jr. pode ajudar?
A ESA Jr. oferece Consultoria Ambiental altamente personalizada, qualificada e recomendada, com a entrega de um projeto de Plano de Gerenciamento de Resíduos acessível e condizente com a realidade de qualquer que seja a instituição, como também pessoa física.
E-book: Saiba tudo sobre PGRSS